Write once read many (WORM) (em português: escrita uma vez e leitura várias)[1] descreve um dispositivo de armazenamento de dados no qual as informações, uma vez gravadas, não podem ser modificadas. Essa proteção contra gravação oferece a garantia de que os dados não podem ser adulterados depois de gravados no dispositivo.
Em dispositivos de armazenamento de dados comuns (não WORM), o número de vezes que os dados podem ser modificados é limitado apenas pela vida útil do dispositivo, pois a modificação envolve alterações físicas que podem causar desgaste no dispositivo. O aspecto "ler muitos" não é digno de nota, pois os dispositivos de armazenamento modernos permitem a leitura ilimitada de dados uma vez gravados.[a]
O WORM protege os arquivos importantes, mantendo-os seguros e intactos. Ele garante o mais alto nível de integridade e segurança de dados, eliminando o risco de dados importantes serem excluídos ou modificados. Desta forma, o WORM ajuda a preservar a autenticidade e segurança dos dados registrados.
Erro de citação: Existem etiquetas <ref>
para um grupo chamado "lower-alpha", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="lower-alpha"/>
correspondente